Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal

 

Fundada em 20 de agosto de 2000, a organização não governamental, sem fins lucrativos Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan) tem como objetivo propiciar a participação de mulheres como agentes multiplicador as no contexto de gênero e meio ambiente, fortalecendo-as socialmente, economicamente e politicamente, promovendo desta forma a sustentabilidade. É formada por mulheres de colônias de pescadores, de assentamentos, acampamentos, agentes de saúde, educadoras profissionais liberais e lideranças comunitárias. 

 

 

Missão 

 

* Despertar a consciência feminina para a sua importância perante o meio ambiente, fortalecendo e fomentando a participação da mulher junto às questões socioambientais. 


* Defender e proteger o meio ambiente na busca de um desenvolvimento sustentável, utilizando como unidade de planejamento as bacias hidrográficas. 


* Promover a aglutinação dos setores sociais e econômicos envolvidos com conservação, recuperação e proteção do meio ambiente, especialmente o Pantanal, ecossistemas associados e seus entornos, buscando a difusão de conceitos, métodos e execução de projetos. 

 

 

História 

 

A ideia de se criar uma instituição voltada para o empoderamento de gênero e sua inclusão nas mesas de gestão de recursos hídricos iniciou em 1997 com as discussões de elaboração do Projeto GEF Pantanal Alto Paraguai (ANA/GEF/PNUMA/OEA) - com a coordenação da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (SRH/MMA) em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e apoio do Global Environment Facility (GEF), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização dos Estados Americanos (OEA). 

 

O projeto estabeleceu no final de 2004 um Programa de Ações Estratégicas (PAE), dotado de estudos e avaliações realizadas anteriormente, apresentando diretrizes estratégicas, ações e recomendações a serem implantadas para o gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Entre esses estudos foi verificado a necessidade de promover a mobilização, formação, treinamento e capacitação de agentes públicos, educadores, técnicos, comunidades e mulheres.

 

A organização não-governamental Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan) nasce com apoio de um dos subprojetos do GEF Alto Paraguai, o de Fortalecimento e Desenvolvimento Institucional dos Consórcios Intermunicipais. 

 

Desde a sua criação, a Mupan estabelece parcerias com redes, instituições governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, para o desenvolvimento de ações proativas de formação e difusão de informações na Bacia do Alto Paraguai (BAP).